Concepção de Educação Infantil no município de Fortaleza

[...] “porque é de infância que o mundo tem precisão”.

(Thiago de Mello, 1964, p. 34)

A Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Educação Infantil, desenvolve ações administrativas e pedagógicas destinadas a Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica (LDB, 1996), norteadas pelas seguintes concepções:

·         A criança como sujeito histórico está inserida em determinado contexto social e possui uma história de vida e direitos, sejam eles humanos ou civis. Ela aprende e se desenvolve na interação com as práticas cotidianas que vivencia, sendo ativa na construção do conhecimento sobre si e sobre o mundo e na produção de cultura.

·         A infância é compreendida como forma específica de conceber a criança nas suas formas de ser e estar numa determinada sociedade, nas suas produções e experiências vividas. Salienta-se que não existe uma única infância, pois essa é uma concepção construída em cada sociedade de acordo com suas diversidades culturais, envolvendo os fatores políticos e econômicos, variando assim, no tempo e no espaço, uma construção histórica.  Nesse sentido, a infância é um tempo precioso da vida humana que se caracteriza pelo intenso processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança.

Diante dessas concepções, a Secretaria Municipal da Educação concebe a Educação Infantil como primeiro espaço institucional de educação frequentado pela criança pequena, tendo como objetivo principal o seu desenvolvimento integral por meio de vivências pedagógicas planejadas e diversificadas que garantam a ampliação das formas de expressão (lúdica, gráfica, oral, corporal, entre outras) e das aprendizagens, assim como, o seu bem estar.

De forma a contribuir para a promoção da qualidade do atendimento educacional oferecido às crianças de 01 a 05 anos de idadee suas famílias nas instituições de Educação Infantil de Fortaleza, esta Secretaria investe em ações de expansão do atendimento nas creches e pré-escolas, na aquisição de materiais didáticos, de brinquedos e mobílias, assim como, na promoção de formação contínua aos profissionais que atuam diretamente com crianças por meio da adesão ao Programa Alfabetização na Idade Certa - PAIC, Eixo Educação Infantil.